O Dia
Unidade na Inglaterra foi a primeira a produzir eletricidade e hoje é depósito de dejetosInglaterra - Técnicos da usina nuclear de Sallafield, na Inglaterra, informaram ontem ter identificado aumento nos níveis de radioatividade, que ficou acima do considerado normal. Por precaução, a unidade teve as atividades reduzidos. Os trabalhadores de setores considerados não-essenciais foram dispensados.
Em Sallafield%2C houve o maior acidente nuclear da Europa%2C em 1957
Foto: Reuters
Sellafield foi a primeira central nuclear a fornecer energia elétrica à população, mas interrompeu a produção em 2003. Desde então, é usada para armazenar dejetos nucleares e recuperar combustível usado. Um porta-voz da usina afirmou que, apesar de o fato ser preocupante, não há nenhum riscos para a população ou para os trabalhadores e que os trabalhos continuarão normalmente.
O governo britânico informou que estava em contato permanente com a direção da usina. Num informe, alegou que há razão para preocupação e nem para acreditar que há algo além do pelos técnicos da usina. A unidade, fica a 480 quilômetros ao noroeste de Londres, emprega mais de dez mil pessoas. Nela, foi registrado o pior acidente nuclear da Grã-Bretanha, quando um dos seus reatores pegou fogo em 1957.