Angélica Fernandes
Fogo começou no vestiário por volta das 11hRio - O Corpo de Bombeiros foi acionado, na manhã deste domingo, para controlar um incêndio no Hospital Pedro Ernesto, na Rua Vinte e Oito de Setembro, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Viaturas de cinco quartéis foram ao local para controlar o fogo.
De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou no vestiário por volta das 11h e foi controlado pela brigada de incêndio da própria instituição. Pacientes que estavam no anexo da frente, como a D. Fátima Moreira, de 67 anos, se apavoraram com o forte cheiro de queimado.
"As enfermeiras estavam correndo com macas de pacientes nos corredores do quinto andar, acho que para tirá-los da área de risco", afirmou D. Fátima, que estava com a irmã para ser internada na área de urologia.
Durante o incêndio, 20 pacientes tiveram que evacuar a área de emergência, que fica no anexo da frente, bem próximo ao vestiário. Segundo a assessoria do hospital, essas pessoas foram levadas para uma outra ala, mas já retornaram à emergência. Ainda de acordo com a instituição, o combate ao incêndio e a operação de rescaldo duraram meia hora.
Funcionários da empresa tercerizada Construir, que costumam utilizar o vestiário, não sabem qual pode ter sido a origem do incêndio. Eles afirmaram que o local tinha um ventilador de teto, um banco de madeira e um forninho para esquentar comida.
A assessoria do hospital trabalha com a hipótese de curto circuito. A polícia civil está no local fazendo a perícia. Não há mais bombeiros no hospital e a entrada de pessoas foi proibida.