Angélica Fernandes
Desfile do ano que vem vai ter cardápio variado e novidades que prometem encantar o público, como uma corrida de Fórmula 1 inusitada e até carros de cabeça para baixoQuem for assistir aos desfiles do Grupo Especial na Sapucaí ano terá um cardápio diversificado e cheio de novidades. O público vai ver desde corrida de Fórmula 1 até alegorias de cabeça para baixo. Com enredos definidos, as 12 escolas de samba da elite do carnaval carioca já começaram a dar vida às suas histórias, saindo da fase de protótipos e iniciando a montagem das alegorias.
Campeã do Carnaval deste ano, a Vila Isabel promete surpreender de novo. Falando sobre biomas brasileiros, a Azul e Branca não quer cair na mesmice de ecologia e pretende explorar curiosidades e o folclore. O novo carnavalesco da Vila, Cid Carvalho, que entrou no lugar de Rosa Magalhães, agora na Mangueira, pretende ousar nas alegorias.
“As pessoas não sabem, mas o cerrado significa uma floresta de cabeça para baixo, por ter a maior parte da vegetação embaixo da terra. Já imaginou uma alegoria de cabeça para baixo? É isso que a Vila vai trazer”, entrega o carnavalesco, que quer abusar dos carros grandes, com 9,5 metros de altura, um a mais que o usual.
Na linha da criatividade, a Unidos da Tijuca — terceiro lugar no Carnaval deste ano — vai levar uma corrida de Fórmula 1 para Sapucaí. O grande prêmio da Tijuca, como já intitulou o carnavalesco Paulo Barros, será uma competição entre personagens velozes — como o Papa-Léguas e The Flash — com o Ayrton Senna, tricampeão mundial de automobilismo.
“É lógico que o Senna vai ganhar e tenho certeza que o público vai se apaixonar pela história. Vamos relembrar o grande ídolo brasileiro”, explica Barros, que começará na próxima semana a montagem das alegorias.
Partida de futebol na Avenida
Com enredo sobre Zico, a Imperatriz promete levar partida de futebol para a Sapucaí. O desfile contará a trajetória do jogador, desde Quintino, passando por viagens no exterior, até chegar em Ramos, onde fica a quadra da escola.
Depois de ficar na lanterna do Carnaval, a Mocidade volta às origens para se reerguer. A escola homenageia seu ex-carnavalesco Fernando Pinto e Pernambuco. “Ele era visionário e futurista. Abusava das cores do Brasil. Quero trazer tudo de novo”, diz o novo carnavalesco Paulo Menezes.
A Liesa realizará amanhã o sorteio da ordem dos desfiles do ano que vem. Confira os enredos que as escolas vão apresentar para 2014:
Vila Isabel
“Retratos de um país plural”. A Vila vai mostrar a relação da cultura nos biomas brasileiros.
Beija-Flor
“O astro iluminado da comunicação brasileira”. A agremiação falará de Boni.
Unidos da Tijuca
“Acelera, Tijuca”. As conquistas de Ayrton Senna serão retratadas no desfile.
Imperatriz Leopoldinense
“Arthur X - O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz”. Zico será o tema da escola.
Salgueiro
“Gaia, a vida em nossas mãos”. Salgueiro vai explicar a criação do mundo.
Grande Rio
“Verdes olhos sobre o mar, no caminho: Maricá”
Portela
“Rio, de mar a mar. Do valongo à glória de São Sebastião”. Portela traz a história da Avenida Rio Branco.
Mangueira
“A festança brasileira cai no samba da Mangueira”.
União da Ilha
“É brinquedo, é brincadeira: a Ilha vai levantar poeira!”
São Clemente
“Favela”.
Mocidade
“Pernambucópolis”.
Império da Tijuca
“Batuk”. A Império explora os batuques da África.