Quantcast
Channel:
Viewing all articles
Browse latest Browse all 53825

Chico Buarque para inglês ver e ouvir

$
0
0

Mauro Ferreira

CD 'The Chico Buarque Experience' reúne autorizadas versões em inglês de sucessos do compositor

Rio - De todos os geniais compositores da MPB, Chico Buarque é o que possui visibilidade mais reduzida no exterior. É que, na sua obra, as letras são tão ou mais importantes do que a música, o que sempre dificultou a absorção do bonito cancioneiro de Chico pelo mercado internacional, refratário a obras feitas em português. Produzido para festejar os 70 anos de vida do compositor, a serem completados em junho, o CD ‘The Chico Buarque experience’ tenta reverter a situação. 

<CW0>Chico Buarque tem músicas vertidas para o inglês e gravadas por cantores como Jorge Vercillo, Zé Renato, Ithamara Koorax e Cris Delanno

Chico Buarque tem músicas vertidas para o inglês e gravadas por cantores como Jorge Vercillo, Zé Renato, Ithamara Koorax e Cris Delanno

Foto: Daryan Dornelles/Divulgação


Com arranjos de Leonardo Bruno, o disco traz versões em inglês de músicas do compositor. Escritas pelo poeta brasileiro O. J. Castro, as versões foram autoriza das por Chico. Talvez porque Castro procurou preservar a poesia contida nas letras de músicas como ‘Todo o sentimento’ , respeitando o sentido original dos versos precisos do autor mesmo quando não foi possível fazer tradução literal. Obra-prima de Chico com Cristóvão Bastos, ‘Todo o sentimento’ (1987) foi rebatiza ‘All the feelings’ na versão gravada pelo cantor Jorge Vercillo, destaque do afinado time de intérpretes.

Embora corretas, as interpretações carecem de sentimento como o posto pelo cantor Zé Renato em ‘Groove and love’, versão de ‘Até pensei’, melancólica canção de 1967 na qual Chico embutiu o sentimento triste das modinhas imperiais.

Produzido por O. J. Castro sob a direção musical de Afonso Machado, o disco tem atmosfera clássica, com cordas e piano pontuando as gravações. Boa cantora nunca ouvida com atenção pelo Brasil, Clarisse Grova interpreta ‘Love list’, versão do bolero ‘Folhetim’, composto por Chico em 1977 para a trilha sonora do musical ‘Ópera do malandro’. Cris Delanno e Ithamara Koorax também fazem parte da experiência de disco que em tese pode abrir os ouvidos de dois bilhões de pessoas para a obra de Chico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 53825