O Dia
STF solicitou os exames para decidir se o delator do Mensalão cumprirá a pena em casa ou na cadeiaRio - O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) chegou por volta das 7h50 desta quarta-feira ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) no Santo Cristo, na Região Central, para realizar perícia médica. Ele pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir pena em regime domiciliar.
O STF solicitou os exames para decidir se o delator do Mensalão cumprirá a pena em casa ou na cadeia. Ele foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção pasiva e lavagem de dinheiro.
Jefferson alega que precisa de cuidados médicos especiais em razão de um câncer de pâncreas. Em 2012, ele foi submetido a uma cirurgia e ainda passa por tratamento contra a doença. De acordo com a intimação, o ex-presidente nacional do PTB deve apresentar exames pré e pós-operatórios, laudo histopatológico, relatório médico do ato cirúrgico, além de outros exames relacionados ao tratamento.
Após parecer médico, o ministro Joaquim Barbosa só vai decidir se Roberto Jefferson pode ou não cumprir pena domiciliar.