Karina Maia
Nesta edição, a grande estrela é o novo Cine Teatro RasaRio - Filmes inéditos, premiados, sucessos de crítica, atores famosos... Não tem para ninguém. Na 19ª edição do Búzios Cine Festival, a grande estrela é o novo Cine Teatro Rasa. O evento, que nasceu junto ao primeiro espaço da região dedicado à sétima arte, o Gran Cine Bardot, e atualmente acontece também na Praça Santos Dumont, começa hoje, um dia após a inauguração da segunda sala cinematográfica da cidade — novo espaço a abrigar parte da programação da mostra, até o dia 1º.
‘Gonzaga — De Pai Pra Filho’, de Breno Silveira, faz parte das exibições gratuitas do Búzios Cine Festival
Foto: Divulgação
“O cenário cultural de Búzios é muito promissor. Nesses 19 anos, o público já se acostumou a ver filmes e se organiza naturalmente. Basta instalar o telão na praça que o pessoal já começa a aparecer”, afirma Vilma Lustosa, uma das diretoras do festival. “Parece pouco, mas é muito em relação a lugares do Brasil onde nem tem cinema”, completa um dos idealizadores e também diretor do evento, o argentino Mario José Paz.
Assim como muitos de seus conterrâneos, ele chegou a Búzios para uma curta viagem turística e lá está até hoje, 35 anos depois. Essa forte influência dos ‘hermanos’ na cidade também está presente na programação da mostra. Inédito por aqui, ‘Coração de Leão’, coprodução entre Brasil e Argentina, é o longa escolhido para abrir esta edição do festival. “Esse filme foi o maior sucesso na Argentina, visto por mais de 2 milhões de espectadores”, diz Mario José.
No Cine Teatro Rasa, a lista de filmes é voltada para alunos das escolas da região, que são os grandes aguardados para ocupar as 119 poltronas e assistir à tela de 8 m x 3,40 m do local. “Eles terão a oportunidade de ver filmes dos últimos anos, como ‘O Pequeno Nicolau’, de Laurent Tirard, e ‘O Segredo dos Seus Olhos’, de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. “Esse espaço foi concebido para ser uma igreja. Agora, vira um cineteatro”, explica Vilma, que comemora: “Ano que vem, o público vai estar ainda mais acostumado a ir ao cinema!”
A diretora do evento garante que o telão montado na Praça Santos Dumont, no Bairro Cem Braças, chama atenção de todos com a programação gratuita. “Por lá, vamos ter ‘Gonzaga — De Pai Pra Filho’, ‘Colegas’... No Gran Cine Bardot, o destaque é o ‘O Lobo Atrás da Porta’... São muitos!”, destaca a diretora, empolgada. A programação completa está no site www.buzioscinefestival.org.br.