Quantcast
Channel:
Viewing all articles
Browse latest Browse all 53825

Informe do DIA: 'Anabolizantes e o risco de diabetes e hipertensão'

$
0
0

Carlos Brito

Médicos afirmam que, entre a população em geral, já ocorre uma subnotificação dessas doenças

Rio - Chefe do serviço de cardiologia do Hospital São Vicente de Paulo, Aristarco Siqueira afirma que têm aumentado o número de jovens com diabetes e hipertensão. Segundo ele, o consumo de anabolizantes colabora para o aumento dos casos. Os médicos afirmam que, entre a população em geral, já ocorre uma subnotificação dessas doenças — a situação é tão delicada que o IBGE resolveu pesquisar o tamanho exato do problema.

— Qual é a importância dessa pesquisa?

— É fundamental. Existe uma subnotificação de casos de hipertensão e diabetes no Brasil. Notamos que essas doenças vêm crescendo cada vez mais entre os jovens que, naturalmente, evitam frequentar consultórios e fazer exames. Com a pesquisa, teremos números mais exatos.

— Há causas menos conhecidas de hipertensão e diabetes entre jovens?

— Sim, uma das mais comuns ocorre entre frequentadores de academias. Alguns deles, infelizmente, decidem usar anabolizantes para ganhar massa muscular. O problema é que esses medicamentos provocam alterações hormonais que, em várias situações, dão origem à hipertensão e também ao diabetes.

— Existe outro fator pouco comentado?

— Um deles afeta as mulheres: a utilização de pílulas anticoncepcionais sem orientação médica. Da mesma forma que os anabolizantes, esses medicamentos, se mal utilizados, provocam sérias mudanças nas taxas de hormônio do corpo e, consequentemente, as duas doenças.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 53825


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>